Um momento de desconforto diplomático marcou a participação do presidente Lula da Silva na 52ª Cúpula do G7, nesta terça-feira,17, na cidade de Évian-les-Bains, na França. Um áudio captado pela comunicação oficial do evento registrou o petista reclamando com o chanceler Mauro Vieira e integrantes de sua equipe por ter chegado antes dos demais líderes à reunião.

Segundo o registro, Lula questionou o motivo de a comitiva ter descido tão cedo para o encontro. Ao perceber que o local ainda estava praticamente vazio, o presidente demonstrou irritação e afirmou que a chegada deveria ter ocorrido apenas quando a reunião estivesse prestes a começar.

Lula: falta de protagonismo

Ao ser questionado por Mauro Vieira, Lula explicou o motivo da reclamação: quando entrou no salão, encontrou apenas duas pessoas presentes. A cena chamou atenção justamente porque o presidente costuma defender o protagonismo do Brasil nos fóruns internacionais, mas acabou aparecendo isolado enquanto aguardava a chegada dos demais participantes.

https://twitter.com/bralternativo_/status/2067248627303473305?s=20

O episódio ocorreu durante a programação da cúpula que reúne as principais economias desenvolvidas do mundo e países convidados. Além de Lula, participam das atividades líderes como o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o primeiro-ministro britânico Keir Starmer, o presidente do Conselho Europeu António Costa, a presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen e o presidente do Egito Abdel Fattah el-Sisi.

Leia também: “A herança maldita do governo Lula”, reportagem publicada na Edição 326 da Revista Oeste

Apesar do contratempo, Lula manteve a agenda prevista e participou das reuniões e encontros bilaterais programados durante a cúpula. O áudio, porém, acabou revelando um raro momento de impaciência do presidente diante da perspectiva pouco usual de chegar primeiro — e esperar sozinho — em um dos eventos mais importantes do calendário diplomático internacional.

+ Leia mais notícias de Política na Oeste

O post Lula repreende assessores por chegar cedo à reunião do G7; assista apareceu primeiro em Revista Oeste.

📰 Leia a reportagem completa
Este conteúdo é originalmente de Revista Oeste. Para a reportagem completa com todos os detalhes, acesse:
https://revistaoeste.com/politica/lula-repreende-assessores-por-chegar-cedo-a-reuniao-do-g7-assista/

Fonte: Revista Oeste · Por Fábio Bouéri