Uma mulher de Serra Leoa que passou cerca de seis meses vivendo no Aeroporto Internacional de Belém conseguiu uma passagem para seguir viagem ao Panamá. Fatmata Sessay, de 56 anos, recebeu o bilhete do Ministério Público do Pará e embarca nesta segunda-feira, 22.

A imigrante ficou no saguão do aeroporto depois de perder o passaporte em um assalto e não conseguir embarcar para encontrar o filho de 15 anos. O promotor Nadilson Portilho acompanha o caso e informou que a equipe auxilia na obtenção do visto e da carteira internacional de vacinação.

Fatmata Sessay foi assaltada em Belém (PA), perdendo o passaporte de Serra Leoa | Foto: Marcelo Camargo/Agencia Brasil

Sessay morava em São Paulo há 18 anos e deixou o Brasil no fim do ano passado com destino ao Panamá, onde pretendia localizar o filho. Durante o trajeto, ela relatou que assaltantes a roubaram no Peru e que voluntários a ajudaram a continuar a viagem.

Ela chegou ao Suriname e seguiu para Belém depois de receber uma passagem com a orientação de que seria mais fácil conseguir embarque para o Panamá pela capital paraense. Na cidade, sofreu um novo assalto e perdeu o passaporte, além de uma passagem que havia recebido para viajar em abril.

Documento roubado impediu viagem para o Panamá

Mesmo conseguindo emitir um novo passaporte em Belém, Sessay não tinha recursos para comprar outra passagem. Sem dinheiro, passou a dormir no aeroporto e buscava alimentação em um espaço municipal de acolhimento.

A Prefeitura de Belém informou que acompanha a imigrante desde dezembro de 2025, com atendimento da assistência social, alimentação diária e inclusão no Bolsa Família.

Leia também: "Homem morreu em UPA do DF aguardou atendimento por 12 horas"

A Justiça Federal do Pará determinou que o governo estadual e o Ministério das Relações Exteriores prestem assistência consular à migrante. A decisão prevê os procedimentos necessários para regularização dos documentos e obtenção dos vistos para entrada na Colômbia e no Panamá.

O Ministério Público também confirmou a compra da passagem para o dia 22 de junho. Até o embarque, a equipe acompanha a regularização da documentação para que Sessay consiga concluir o deslocamento e reencontrar o filho.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

O post Mulher de Serra Leoa deixa aeroporto depois de seis meses apareceu primeiro em Revista Oeste.

📰 Leia a reportagem completa
Este conteúdo é originalmente de Revista Oeste. Para a reportagem completa com todos os detalhes, acesse:
https://revistaoeste.com/brasil/mulher-de-serra-leoa-deixa-aeroporto-depois-de-seis-meses/

Fonte: Revista Oeste · Por Victória Batalha