A Marinha da Guarda Revolucionária do Irã anunciou, nesta 4ª feira (6.mai.2026), a liberação do estreito de Ormuz para a navegação comercial. O comunicado afirma que a passagem volta a ser considerada “segura” depois da implementação de novos protocolos de tráfego marítimo.

O estreito de Ormuz é o ponto mais sensível do mercado global de energia por funcionar como canal de ligação entre os produtores de petróleo do Golfo Pérsico e os mercados internacionais.

COMUNICADO OFICIAL

No comunicado oficial, as autoridades iranianas declararam que a estabilidade foi retomada depois de as “ameaças do agressor” terem sido neutralizadas.

“Agradecemos aos capitães e armadores do Golfo Pérsico e do Golfo de Omã por cumprirem as regulamentações iranianas no estreito de Ormuz e por contribuírem para a segurança marítima regional. Com as ameaças do agressor neutralizadas e novos protocolos em vigor, será garantida a passagem segura e estável pelo estreito”, diz a Marinha da Guarda Revolucionária do Irã, em mensagem divulgada nas redes sociais e na mídia estatal iraniana.

SEGURANÇA E LOGÍSTICA

A Marinha iraniana agradeceu aos operadores marítimos e reforçou que o cumprimento das normas contribuiu para a segurança regional. A via é estratégica para a economia global por ser responsável pelo escoamento de aproximadamente 20% de todo o petróleo consumido no mundo.

📰 Leia a reportagem completa
Este conteúdo é originalmente de poder 360. Para a reportagem completa com todos os detalhes, acesse:
https://www.poder360.com.br/poder-internacional/ira-reabre-o-estreito-de-ormuz-e-cita-neutralizacao-de-agressor/

Fonte: poder 360 · Por Poder360 ·