A Coreia do Sul ordenou na 4ª feira (6.mai.2026) seu 1º monge robô humanoide. Gabi, de cerca de 130 centímetros de altura, integra a Ordem Jogye, a principal vertente do budismo sul-coreano.

“A ordenação de um robô significa que a tecnologia deve ser usada de acordo com os valores de compaixão, sabedoria e responsabilidade”, afirmou a ordem em comunicado. As informações são do jornal The New York Times e da agência Yonhap.

Segundo a ordem, a ordenação “simboliza novas possibilidades para a coexistência entre humanos e tecnologia”.

Hong Min-suk, integrante da Ordem Jogye, disse esperar que o robô ajude a difundir o budismo e incentive as pessoas que veem a religião como conservadora a enxergá-la como progressista.

Durante a cerimônia, realizada no Templo Jogye, em Seul, o robô vestia uma túnica budista tradicional cinza e marrom. Ele ficou diante dos monges enquanto prometia se dedicar ao budismo.

Um monge apresentou a Gabi os 5 preceitos que ele deve seguir: 

  • respeitar a vida e não a ferir;
  • não danificar outros robôs e objetos; 
  • seguir os humanos; 
  • não se comportar ou falar de maneira enganosa; 
  • economizar energia e não sobrecarregá-la.

Gabi juntou as mãos e se curvou diante dos monges que realizavam a cerimônia. O robô prometeu se dedicar a Buda e aos ensinamentos sagrados do budismo. 

Assista a trechos da cerimônia:

O nome do robô é uma referência a Siddhartha Gautama, fundador do budismo, e a uma palavra coreana associada à misericórdia.

No final deste mês, o robô participará do Festival das Lanternas de Lótus, uma importante celebração do nascimento de Buda na Coreia do Sul. 

📰 Leia a reportagem completa
Este conteúdo é originalmente de poder 360. Para a reportagem completa com todos os detalhes, acesse:
https://www.poder360.com.br/poder-tech/robo-humanoide-e-ordenado-monge-na-coreia-do-sul/

Fonte: poder 360 · Por Poder360 ·