O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que entregou a Donald Trump (Partido Republicano) nesta 5ª feira (7.mai.2026), durante encontro na Casa Branca, uma cópia do acordo que Brasil e Turquia firmaram com o Irã em 2010 sobre enriquecimento de urânio para fins pacíficos. Segundo o petista, o norte-americano disse que leria o documento à noite.
“Entreguei para ele o acordo que nós fizemos em 2010. É muito melhor do que o que eles fizeram um tempo atrás”, disse Lula. O presidente brasileiro relatou que o documento é cópia fiel de uma carta enviada pelo então presidente Barack Obama (Partido Democrata).
Lula narrou os bastidores da negociação original. Em 2010, ele viajou ao Irã contrariando Obama, Angela Merkel e outros líderes ocidentais. Passou o dia inteiro com autoridades iranianas para convencê-las a assinar o acordo.
Além de entregar o documento a Trump, Lula fez um apelo pelo desarmamento nuclear. Disse que os países que já possuem ogivas — especialmente os membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU– deveriam dar o exemplo e começar a desativá-las. “Ninguém desativou nada. De lá pra cá, a China criou, a Índia criou, a Coreia do Norte criou, o Paquistão criou”, afirmou.
O presidente disse estar disposto a atuar como mediador em qualquer negociação que envolva o Irã. “Se precisar conversar, outra vez eu conversarei. É possível convencer”, declarou.
Este conteúdo é originalmente de poder 360. Para a reportagem completa com todos os detalhes, acesse:
https://www.poder360.com.br/poder-governo/lula-entrega-a-trump-copia-do-pacto-nuclear-firmado-com-o-ira-em-2010/
Fonte: poder 360 · Por Poder360 ·