Questionado sobre as tentativas de Donald Trump (Partido Republicano) de interferir nas eleições brasileiras, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) respondeu: “Se ele tentou interferir nas eleições brasileiras, ele perdeu. Porque eu ganhei as eleições.” A declaração foi dada depois de uma reunião de 3 horas entre os 2 presidentes na Casa Branca.

Lula disse não acreditar em ingerência externa no pleito do país. “Quem decide as eleições brasileiras é o povo brasileiro. Eu já tenho muita experiência em eleição no Brasil”, afirmou.

Lula defende soberania

O presidente classificou como “princípio básico” o respeito à soberania entre nações. Disse que nenhum país deve se permitir sofrer “ocupação cultural, política” por outro e que espera que Trump “se comporte como presidente dos Estados Unidos”, deixando os brasileiros decidirem seu destino.

Sobre a possibilidade de buscar ou rejeitar apoio norte-americano para 2026, Lula afirmou: “Não existe nenhuma possibilidade de eu discutir esse assunto com qualquer presidente de qualquer país do mundo.”

Apesar das críticas, o petista definiu a relação com Trump como “sincera” e disse acreditar que o americano “gosta do Brasil”

Segundo ele, a aproximação entre os 2 evoluiu desde o primeiro encontro durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova York, passando por telefonemas e pelo encontro na Malásia. “É uma relação que pouca gente acreditava que pudesse acontecer com tanta rapidez”, disse.

📰 Leia a reportagem completa
Este conteúdo é originalmente de poder 360. Para a reportagem completa com todos os detalhes, acesse:
https://www.poder360.com.br/poder-governo/lula-se-trump-tentou-interferir-nas-eleicoes-ele-perdeu/

Fonte: poder 360 · Por Poder360 ·