O governo do Irã criou uma agência responsável por fiscalizar e cobrar taxas de embarcações que atravessam o estreito de Ormuz, segundo informou na 5ª feira (7.mai.2026) a Lloyd’s List Intelligence, empresa especializada em dados de navegação.
O novo órgão terá a função de verificar navios comerciais e formalizar cobranças pela travessia. O estreito é considerado uma das rotas marítimas mais estratégicas do mundo para o transporte internacional de petróleo e mercadorias.
A medida amplia o controle iraniano sobre a região e eleva as preocupações no setor marítimo internacional. Segundo informações divulgadas, centenas de embarcações comerciais permanecem retidas no golfo Pérsico, sem acesso ao mar aberto.
Indefinição para encerramento do conflito
O anúncio foi feito enquanto Teerã avalia propostas enviadas pelos Estados Unidos para encerrar o conflito em curso. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Esmail Baghaei, afirmou a jornalistas na 2ª feira (4.mai) que o país ainda não chegou a uma conclusão sobre as mensagens recebidas.
Segundo Baghaei, o Paquistão atua como mediador entre as partes e transmite propostas relacionadas às negociações de paz. O governo iraniano informou que nenhuma resposta oficial foi enviada até o momento aos Estados Unidos.
Este conteúdo é originalmente de poder 360. Para a reportagem completa com todos os detalhes, acesse:
https://www.poder360.com.br/poder-internacional/ira-cria-orgao-para-fiscalizar-e-cobrar-taxas-no-estreito-de-ormuz/
Fonte: poder 360 · Por Poder360 ·