A Câmara Municipal de Niterói (RJ) aprovou em segundo turno, por unanimidade, o projeto de lei enviado pela prefeitura que estipulou um reajuste salarial de 5% para os servidores públicos da cidade. O valor ficará acima da inflação acumulada em 12 meses, que foi de 4,39%.

De acordo com a proposta, o aumento incidirá sobre os vencimentos-base de servidores efetivos e comissionados da administração direta, fundações públicas e autarquias, além dos funcionários do Poder Legislativo. O texto seguiu para sanção do prefeito Rodrigo Neves (PDT).

O projeto contou com os votos favoráveis dos 17 vereadores que estiveram presentes na sessão da Câmara Municipal realizada na última quarta-feira, 17. Os vereadores Douglas Gomes (PL), Leandro Portugal (MDB), Leonardo Giordano (PCdoB) e Michel Saad (Podemos) não compareceram.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Como será o reajuste para os servidores em Niterói

Segundo o projeto encaminhado pela prefeitura de Niterói, o reajuste terá efeitos retroativos ao dia 1º de junho de 2026. O aumento também valerá para aposentados e pensionistas do município.

Além dos salários dos servidores, o reajuste também incidirá sobre a gratificação por produtividade de diversas categorias, entre as quais os auditores fiscais da Receita Municipal, fiscais de posturas, obras, sistema viário e meio ambiente, técnicos de meio ambiente, analistas e técnicos de Procuradoria. Os valores do auxílio-transporte e o abono-refeição também serão reajustados.

Leia também: "Recorde: gasto dos estados com Judiciário bate R$ 96 bilhões em 2025"

Acima da inflação

O reajuste fica acima da inflação acumulada nos últimos 12 meses, de 4,39%, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mede a inflação oficial do país.

Na mensagem encaminhada aos vereadores, a prefeitura de Niterói argumentou que, historicamente, concede reajustes salariais acima da inflação.

“Com isso, retomamos a prática das nossas administrações anteriores de garantir, com responsabilidade fiscal e boa gestão das contas públicas, o compromisso da recomposição do salário dos servidores municipais com índice sempre superior à inflação do período”, diz o texto do Executivo municipal.

Servidores da educação queriam mais

Apesar do aumento salarial acima da inflação, representantes dos servidores da educação defenderam a aprovação de um reajuste maior que os 5% aprovados pelo plenário da Câmara Municipal. O Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro – núcleo Niterói (Sepe-Niterói) reivindicava um reajuste de 13%.

O vereador Professor Túlio (Psol), que faz oposição ao governo de Neves, defendeu novas conversas entre servidores e a administração municipal, de modo que as reivindicações da categoria possam ser atendidas futuramente.

“Temos um projeto que institui uma mesa permanente de negociação entre governo e servidores, que foi uma promessa de campanha do então candidato Rodrigo Neves feita ao Psol e ao conjunto dos servidores em outubro de 2024”, disse o vereador. “Participamos ativamente dessa conversa e foi um dos pontos colocados para apoiarmos o Rodrigo no segundo turno.”

Autor do projeto da mesa permanente de negociação, Professor Túlio afirmou que tem a expectativa de a proposta ser votada em até duas semanas.

https://www.youtube.com/watch?v=BdDRezRuhXI

O post Câmara Municipal de Niterói aprova reajuste acima da inflação para servidores apareceu primeiro em Revista Oeste.

📰 Leia a reportagem completa
Este conteúdo é originalmente de Revista Oeste. Para a reportagem completa com todos os detalhes, acesse:
https://revistaoeste.com/politica/camara-municipal-de-niteroi-aprova-reajuste-acima-da-inflacao-para-servidores/

Fonte: Revista Oeste · Por Fábio Matos