O deputado federal e pré-candidato ao Senado por São Paulo, Guilherme Derrite (PP-SP), declarou apoio a uma eventual chapa formada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e pela senadora Tereza Cristina (PP-MS) na disputa presidencial de 2026. Em entrevista ao programa Oeste Sem Filtro, nesta segunda-feira, 22, o parlamentar afirmou que a ex-ministra da Agricultura reúne qualidades políticas e eleitorais que fortalecem o campo conservador.
"Muito me agrada o nome da ex-ministra e senadora Tereza Cristina", afirmou Derrite. "Além de ser uma pessoa extremamente agradável, é uma política respeitada, idônea, com um passado ilibado."
O deputado relembrou o período em que atuou como vice-líder do governo Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados e acompanhou o trabalho de Tereza Cristina à frente do Ministério da Agricultura e Pecuária.
Derrite diz que Tereza Cristina agrega votos
O congressista comparou o potencial eleitoral da senadora ao de outras composições já testadas pela direita. Como o general da reserva Walter Braga Netto, candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro em 2022.
"Ela agrega muito voto", afirmou. "Não só por ser mulher, mas por ser uma liderança política."
Derrite também citou a deputada federal Simone Marquetto (PP-SP) como um nome que considera qualificado para compor projetos nacionais da direita.
"A Simone Marquetto também é uma mulher preparada, foi prefeita duas vezes e tem excelente relação com a Igreja Católica”, disse o deputado. “Mas a Tereza Cristina tem uma projeção nacional muito maior."
Apoio do Progressistas a Flávio
O deputado também comentou as especulações sobre uma possível volta ao PL. Segundo ele, houve conversas nesse sentido, mas a hipótese não avançou. Derrite afirmou que assumiu compromissos políticos com o Progressistas e destacou o apoio recebido da legenda desde sua filiação.
“Minha filiação ao Progressistas foi um grande evento”, disse. “O partido tem me apoiado nessa pré-campanha e assumiu o compromisso de me apoiar incondicionalmente durante o período eleitoral.”
Segundo o parlamentar, o grupo político liderado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos -SP) articulou sua permanência na sigla para preservar a composição da direita em São Paulo.
Derrite afirmou que a primeira vaga ao Senado já estava reservada ao ex- deputado federal Eduardo Bolsonaro durante as negociações que antecederam sua filiação ao PP.
Leia também: “Derrite lidera corrida ao Senado em SP”
O deputado também afirmou acreditar que o PP deverá apoiar integralmente uma eventual candidatura de Flávio ao Palácio do Planalto.
"Não tem chance nenhuma de o Progressistas, no meu ponto de vista, não declarar apoio incondicional ao senador Flávio Bolsonaro", afirmou.
Para o deputado, a união entre partidos de centro-direita e direita será decisiva para as eleições de 2026. "Essa articulação garante apoio e governabilidade", afirmou.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O post Derrite defende Tereza Cristina como vice de Flávio apareceu primeiro em Revista Oeste.
Este conteúdo é originalmente de Revista Oeste. Para a reportagem completa com todos os detalhes, acesse:
https://revistaoeste.com/politica/derrite-defende-tereza-cristina-como-vice-de-flavio/
Fonte: Revista Oeste · Por Pâmela Zacarias